Como ter mais resistência no treino

Um dos grandes desafios para quem começa a praticar atividades físicas é saber como ganhar resistência suficiente para realizar treinos físicos completos. Geralmente, essa dificuldade diminui à medida que as atividades físicas se tornam mais frequentes. Uma pessoa que treina corrida diariamente deve ser muito mais resistente do que alguém que corre uma vez por semana.

 

Aumentar a resistência é essencial para que sua performance melhore a cada dia. Quanto maior a resistência do seu corpo, melhores serão os treinos e os resultados logo começam a surgir.

 

Além do tempo de treino, também é importante considerar o tipo de exercício e, claro, a alimentação. Não basta apenas saber como ganhar resistência e fazer exercícios regularmente, é importante também manter uma dieta apropriada.

 

Como ganhar e aumentar a resistência

 

Existem dois tipos de resistência para o corpo: a aeróbia e a anaeróbia. A primeira está ligada a atividades de longa duração, com intensidade baixa ou moderada. A segunda  refere-se a exercícios de curta duração e grande intensidade.

 

Quando começamos a nos exercitar, é importante levar em consideração os dois tipos de resistência. Algumas práticas simples podem auxiliar nisso.

 

Veja agora algumas dicas de como ganhar resistência:

 

  • Mantenha a regularidade dos treinos – Esse é o passo mais importante para quem deseja ganhar mais resistência. Independentemente do seu objetivo, a regularidade de treinos é essencial para que o corpo se adapte aos exercícios. Isso serve tanto para treinos leves, como os moderados e até para os de alta intensidade. A frequência desenvolve a força muscular e a capacidade aeróbica.

 

  • Faça exercícios de potência – Exercícios que exigem força muscular são capazes de aumentar tanto sua força, quanto sua resistência e agilidade. Se forem realizados de forma híbrida, com exercícios diferentes, podem aumentar também a capacidade cardiovascular.

 

  • Mantenha-se hidratado – Beber água é importante para o bom funcionamento do organismo. Principalmente ao realizar atividades físicas, já que o corpo desidrata mais rapidamente. Mantendo o corpo hidratado, é possível evitar problemas como fadiga, cãibras e frequência cardíaca elevada.

 

  • Tenha uma dieta balanceada – Manter uma alimentação balanceada também é essencial para garantir energia e disposição para o treino. O mais indicado é procurar um especialista de nutrição que forneça um plano alimentar capaz de suprir todas as necessidades do seu corpo de acordo com os seus treinos e objetivos.

 

  • Durma bem – Dormir mal prejudica o desempenho nas atividades físicas. Uma boa noite de sono auxilia na recuperação dos músculos e no desgaste físico provocado pelos exercícios. Durante o sono, o corpo também libera substâncias que ajudam a melhorar a performance e criar mais resistência durante os treinos.

 

Dicas de alimentos para melhorar a resistência

 

Como visto, a frequência dos treinos é muito importante para garantir o ganho de resistência. Mas nem só de exercícios o corpo sobrevive. Pensar em uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é essencial para alcançar resultados.

 

Além de acrescentar alimentos como carne, ovos e peixe a sua alimentação, você também pode recorrer aos suplementos voltados para o pré-treino. Eles aumentam o desempenho e a energia durante o treino, auxiliando o corpo a obter resultados mais rápidos.

 

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